Na missāo de musicoterapeuta identifiquei a necessidade de criar instrumentos musicais especiais para utilizar nas sessões que realizo, visando resultados de saúde mais satisfatórios para as pessoas que atendo. Utilizo materiais recicláveis como vidro, porcelanato, madeira e tubos de PVC com ótimos resultados sonoros. A demais nāo existe no mercado tais instrumentos para pessoas com deficiencia por exemplo, daí a necessidade de construir ferramentas especiais para atender esse público.
Na foto aparecem os tubos de PVC com embocadura especial
de forma que não exige técnica para tirar som. Kalimbas, instrumento
africano milenar com o qual auxiliei uma menina a sair de um surto
psicótico em meio minuto, para a surpresa dos médicos que presenciaram o evento.
Chocalhos feitos de mini porongos e contas de acrílico. Escuta
Abaixo, apresento o escutador. Planejado para desenvolver a
escuta, a fala, o canto, a contação de segredos e histórias. Cada peça desse instrumento é afinado num tom. Com as crianças trocando de lugar
no círculo improvisamos melodias com suporte harmônico do meu violão.
Abaixo a mesa Lira. Instrumento fabricado em São Paulo.
A Mesa Lira, também conhecida como “Monochord Table” ou “Klangliege”, é uma caixa de ressonância, embaixo da qual correm cordas de aço afinadas no mesmo tom. Dedilhando as cordas de modo contínuo, obtém-se um rico campo sonoro e amplo espectro harmônico. O paciente deitado sobre a Mesa, recebe uma massagem sonoro-vibratória tanto em seu sistema ósseo-muscular, como também em seu sistema neurosensorial, pois o som e as vibrações são percebidos através dos ouvidos e também diretamente por todo o corpo. É uma experiência singular que as palavras não explicam, no sentido de auto-percepção do corpo/mente/espírito, para darmos conta de "onde" e "como" habitamos o campo mórfico (Behringer), ecológicamente falando!
Comments
Post a Comment