Pensando no desenvolvimento da escuta, o equipamento foi desenhado para promover a escuta do outro e à si mesmo (retorno), de forma sensível e amplificada.
O instrumento permite a conexāo entre os participantes na atividade de forma espontânea, criativa, potencial para o imaginário, o confidencial, o lúdico; recurso para a concentraçāo, presença aqui-e-agora, de acordo com o interesse momentâneo do grupo de crianças.
Na atividade o emissor envia estímulos sonoros aos escutadores, através de idéias verbais, efeitos sonoros (sons corporais, instrumentos musicais, objetos), contaçāo de histórias, sonhos, experiências, poesias, músicas etc.. Noutro momento, cada escutador passa a ser o protagonista da mensagem.
As peças de PVC que fazem parte do escutador tem diferentes tamanhos e correspondem a tons musicais de afinaçāo planejada. Estas sāo percutidas com um cartāo de papelāo para produzir melodias que modulam com a troca de tubos entre os participantes, acompanhados harmonicamente com o violāo do condutor da atividade. Após a música, cada um "doa" o seu tubo, auxiliando na construçāo coletiva do novo instrumento e nova atividade, quando preparam-se para a escuta mais sensível da experiência que vem a seguir.
Comments
Post a Comment