Musicoterapia em casa!
Nas primeiras sessões alguém (a acompanhante), abria a porta; nas seguintes, a própria interessada me aguardava para abri-la!
Respostas rápidas
A partir do vínculo estabelecido após quatro sessões, observa-se as possibilidades de comunicaçāo com o cliente e a interaçāo pelos instrumentos musicais oferecidos na sessāo, mesmo que a pessoa nāo tenha estudado música; e esta experiência é a motivaçāo suficiente para aumentar o interesse para o fazer musical.
Em poucas sessões percebe-se o grau de motivação por este estímulo.
A capacidade de comunicaçāo do idoso é ampliada e uma mudança de comportamento inicia diante de respostas verbais, como aumento do volume da voz, melhor articulaçāo da voz falada, cantada e a realização pessoal.
Veja no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=YxND6txd8FM
Quais os instrumentos utilizados na técnica?
ReplyDeleteNas sessões de musicoterapia utilizamos os instrumentos de percussāo pela facilidade de comunicaçāo que oferecem. Mas também marimbas, que embora percussivas tem a possibilidade de produzir frases/melodias para enriquecer a comunicaçāo. Dentre outros instrumentos está o piano, que mesmo nāo exigindo conhecimento, é produtivo tocá-lo mesmo que minimamente. Inúmeros outros estāo disponiveis como violāo (com afinaçāo especial p quem ainda nāo toca, triangulo, flautas, pandeiros etc.
Delete